Conversa e recital de poesia

com Chagas Levene

1 Mar 00h00
Conversa e recital de poesia

Um final de tarde na companhia do poeta Chagas Levene que irá partilhar com o público um pouco sobre o seu trabalho e seu percurso no mundo da escrita. Também irá conversar sobre o seu último livro de poesia “Pirotecnia” acompanhado de um recital de poemas da mesma obra. 

CHAGAS LEVENE – nasceu em Angoche, Nampula em 1971. É formado em Relações Internacionais e Diplomacia.

Para além das obras TATUAGENS DE ESTRELAS e PORTOS DAS LUZES tem poemas publicados em revistas, antologias e jornais em Moçambique, Portugal, Brasil, Reino Unido e Canadá.
Foi co-fundador e participante de alguns grupos literários em Moçambique. Actualmente trabalha como pesquisador.
PIROTECNIA, o terceiro livro de Chagas Levene é, em certa medida continuidade dos anteriores. Desde a estreia, em 2007, com TATUAGENS DE ESTRELAS. E depois, PORTO DAS LUZES Levene recorre à metáfora do fogo para construir a sua poesia, sobretudo para compor os títulos das suas obras poéticas. 
Em Pirotecnia Levene deambula em formulações poéticas por lugares, em pensamento, sentimento, sentidos, virtudes e sonhos para resgatar o fogo que se apaga, que esfria no aperto das mãos, no abraço, na distância ou até mesmo no entendimento de como o essencial está a ser desperdiçado no meio social, cultural e até económico. 
Ruy Ligeiro prefaciando a obra revela-nos que «em Levene as palavras são medidas na balança para não serem mais pesadas que o contexto e nem leves que o conteúdo escrevo mesmo quando não verto nada para o papel/ Escrevo com o lápis da esperança na epiderme dos dias/ Escrevo como se limpasse a face a seres humanos cansados.