“In Key of Marimba” Moçambique, África do Sul, Zimbabué
Performance musical e conversa com os músicos

In the Key of Marimba (na tecla da marimba), apoiado pela ANT Funding Grant da Pro Helvetia em Joanesburgo e financiado pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC), é uma criação musical composta por três mestres da marimba: Matchume Zango de Moçambique, Victor Chimusoro do Zimbabwe e Keketso Mahlo Bolofo da África do Sul.
O projecto começa com uma reflecção sobre o património musical do sul de África que continua a viver através de instrumentos tradicionais criados e tocados por uma nova geração de músicos.
A criação musical vai acontecer durante uma residência artística em Junho 2017, em Maputo, alimentando-se dos conhecimentos e das experiências colectivas partilhadas pelos artistas.
Durante a residência, Matchume, Keketso e Victor vão compor e ensaiar um concerto de música ao vivo. O público terá a oportunidade de ouvir uma demonstração e conversar com os músicos na Fundação Fernando Leite Couto na quinta-feira 29 de Junho, entrada livre. O concerto final será apresentado no Centro Cultural Franco-Moçambicano no sábado 8 de Julho.
Para quem desejar acompanhar o projecto, iremos partilhar vídeos e fotografias nas redes sociais e websites da FFLC e do Matchume Zango.
Contexto (facultativo):
A marimba ou xilofone é um instrumento utilizado na maioria da música do oeste, centro e sul de África. Os antepassados das marimbas vêm de instrumentos tradicionais africanos de Moçambique, Malawi e Zâmbia. Em Moçambique a tradição de tocar Timbila (da família da marimba) evoluiu no distrito de Zavala na província de Inhambane. Dizem que data de a 500 anos atrás. Apesar da marimba só ter chegado a África do Sul e Zimbabwe nos anos 60, ela integrou-se rapidamente na música do quotidiano em concertos culturais, nas escolas e igrejas.