de Imane Idrissi e Mi Sook Park
de 06 a 30 de Junho 2018
Imane Idrissi é uma jovem artista plástica e realizadora de filmes, nascida em Marrocos, na cidade de Casa Blanca.
Desde muito cedo esteve ligada às artes, pois aos 8 anos já ajudava o pai, Nordine Kamal Idrissi, pintor formado em Belas Artes, a preparar as telas para as suas pinturas. Ainda no atelier do pai, Imane passava horas sentada a desenhar e a fazer colagens.
Na escola e nos campos de férias vencia todos os prémios, pelos seus desenhos e criatividade, e sempre foi solicitada pelos professores para elaborar pinturas alusivas à celebração de datas especiais históricas do seu país.
O seu percurso profissional também iniciou cedo, com experiências em diversas áreas. Aos 21 anos foi professora de francês numa cidade do interior de Marrocos. Frequentou o curso de Video Editing Directing and Scripting Writing, em Casa Blanca e em Marseille, França, onde foi Assistente do Director em várias séries de televisão e reality shows.
Uns anos mais tarde trabalhou como comissária de bordo na companhia área Emirates. A sua primeira demonstração de arte foi aos 20 anos, numa exposição colectiva, com a participação do seu pai e de outros pintores marroquinos.
Em 2016 realizou a sua primeira exposição individual, em Moçambique, intitulada “Mulheres” e, a segunda, em 2017, com o nome “ArtShake”, ambas expostas na galeria do Núcleo d’Arte, em Maputo. A terceira, de seu nome “Perspectiva”, esteve no Auditório do BCI.
Hoje, faz parte da Associação Moçambicana de Artistas e da Associação Moçambicana de Cineastas (AMOCINE) e tem as suas obras expostas em diversas galerias na África do Sul e em Moçambique.
Mi Sook Park
Quis o destino que fosse nesta bela e ímpar cidade de Maputo, no calor aconchegante dos seus espaços e na delicada tranquilidade das suas gentes, que me fosse confrontar com uma mundividência urbana polvilhada de inúmeras singularidades criativas que despertaram e despoletaram em mim um impulso indelével e arrebatador no sentido de nela participar.
Que privilégio, o meu, ter usufruído da bonomia, afabilidade e partilha generosa de experiências plásticas com tantos artistas moçambicanos, num ambiente muito favorável para poder assumir, sem quaisquer pressões ou complexos, uma experiência no mundo das artes!
Foi, assim, a partir deste contexto auspicioso e com um grande entusiasmo e disponibilidade, que parti para uma série de actividades filantrópicas, educativas e criativas nas cidades de Maputo e Porto, que passaram pelo teatro e fotografia, pelo associativismo e animação cultural, bem como pela pintura e poesia.
Actividades realizadas
2013 - Participou na XXVII Exposição colectiva do sócio da Árvore, Porto
2009 - Organizou e participou na Exposição internacional de pintura “Canção do Arco-Íris", Maputo
2006 - Ganhou o Prémio revelação de poesia 2006, pela associação coreana de escritores (Literary Vision Magazine)
2006 - Ganhou o 1º Prémio de fotografia do Clube Marítimo de Desportos, Maputo
2005 - Organizou e participou na Exposição colectiva “Olhos Curiosos”, Maputo
2005 - Organizou a Mostra de Trajes Internacionais, Maputo
2004 - Participou na Cenografia da peça “A casa de Bernarda Alba”, Teatro Avenida, Maputo
2004 - Organizou a Exposição “Aneye for Diversity”, de Martin Hansen, Maputo